Em novembro de 2017 resolvi subir o “O Pico do Baepi” pela segunda vez, dessa vez fomos em cinco amigas e o Fernando rs apesar de ser a 7ª montanha mais alta da Ilha de São Sebastião, destaca-se muito mais do que qualquer outra, por conta de sua localização (pode ser visto de vários pontos da cidade, em diferentes ângulos).

O Pico do Baepi, que na língua tupi-guarani significa “morro calvo” (ou careca, pelado), atribuído pelos índios tupinambás em alusão ao pico desprovido de vegetação.

Agora em relação a trilha do Pico do Baepi: tem aproximadamente 3.500 m de extensão,  1.048 m de altitude. É uma trilha bem planejada, meio que uma linha reta (não existem bifurcações) na minha opinião não exige o acompanhamento de guias, pois é praticamente um aclive só, existem alguns degraus de terra, mas normalmente são escorados com madeira, (na primeira vez que fui tinham somente cordas para se apoiar)

Vídeozinho da sofrência haha

Segundo a placa no começo do percurso são 6 horas de trilha e o nível de dificuldade é alto.

placa

Para chegar na trilha:

Melhor de carro, os onibus não passam perto.

R. Morro da Cruz, 1239 – Itaguassu, Ilhabela – SP, 11630-000

Clique aqui para abrir o mapa de como chegar lá

DICAS

  • Consulte a previsão do tempo antes de subir Pico do Baepi porque senão o cume fica encoberto e não dá pra ver absolutamente nada.

  • Levar água.

  • Vá de calças compridas e camiseta de mangas compridas e tênis dizem que tem cobras (graças a deus nunca vi haha).

  • Transporte todo o seu lixo consigo.

  • OBVIO : Jamais faça qualquer fogueira, Não tente se aproximar dos paredões, observar atentamente a trilha; olhe muito bem antes de apoiar as mãos em árvores, cipós ou pedras, porque existem plantas venenosas.

Uma CURIOSIDADE : Já li que o pico do baepi foi escalado pela primeira (e única) vez na década de 1980, por alpinistas do Clube Alpino Paulista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*