Nascido e reconhecido somente a partir de 1999/2000, o termo sustentabilidade vem tomando o espaço merecido que já deveria ser reconhecido há muito tempo! Afinal, não vejo tema mais importante, se não, educação e ecologia.

Muitos de nós não sabemos como ou por onde começar uma vida mais sustentável e amigável com o nosso planeta. Muito se diz sobre o veganismo, sobre o uso reduzido do plástico e sobre o consumo consciente. Vim deixar registrado que você não precisa ser vegano ou vegetariano para ajudar a Terra (mas pode pensar em ser, tá? mesmo que aos poucos). Podemos começar pelo mais simples e minímo feito possível. Feito é melhor do que perfeito.

Reciclagem é um tema que me desperta muita energia por ser uma “ferramenta” que todos temos em mãos e, na maioria das vezes, ignoramos. O jeito mais fácil, prático e rápido de causar algum impacto daqui 20, 30 anos é a própria.

A reciclagem reduz, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequeada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

O QUE É RECICLÁVEL?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais. Por exemplo: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, arame, todos os produtos eletroeletronicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Como separar o lixo doméstico? 

Não misture os recicláveis com orgânicos – sobra de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com vidros planos.

O que NÃO VAI para o lixo reciclável?

Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtros de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Bom, agora que você já sabe o que fazer com seu resíduo, bora! VAI PLANETA!

amor e carinho, Maria dudinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*