Pergunta mais comum: Como planejar uma trip?

Eu sou meio doida porque gosto de planejar MÍNIMOS detalhes mas confesso que não faço com a antecedência necessária, pois tenho que sentir no coração meu próximo destino rs.

Começei a planejar a tão sonhada viagem pelo SUDESTE DA ÁSIA digamos que na minha mente há 1 ano, mas em prática mesmo comecei a pesquisar a fundooo 3 meses antes de embarcar e comprei meu vôo 1 mês antes.

O primeiro passo foi pensar no roteiro, eu já tinha em mente os países que queria conhecer, mas confesso que fiquei bem perdida de onde para onde eu iria, pois olhando no mapa mundi tudo parecia tão pertinho.

PaísesTailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Indonésia.

*Acabei tirando Cingapura e Myanmar por falta de tempo mesmo e poder aproveitar mais dias em menos lugares, e explorar as cidades desses países.

Segundo passo foi escolher o mês, eu escolhi NOVEMBRO, por ser baixa temporada e estar perto do final do ano, que desde que minha mãe faleceu ano passado, as festas de final de ano perderam sentido pra mim.

VOOS e PREÇOS

Usei o Skyscanner (pelo aplicativo no celular mesmo) esse site não é de compra de passagem, ele apenas pesquisa os vôos e te dá onde comprar pelo melhor preço, seja direto no site das cias, ou em sites de compra de passagens. E o melhor depois que você pesquisa o que quer, você pode gerar alerta do trecho que deseja e quando tiver alguma promoção eles mandam um mensagem avisando dai você fica de olho nos valores

O aplicativo do KAYAK também é super funcional pra ficar comparando preços, o importante é você ficar de olho em quantas horas de voo, quantos aviões haha porque o primeiro que aparece (o mais barato) leva no mínimo 50 horas pra chegar no destino final.

Pesquiso sempre no DECOLAR

Mais estando por aqui acabei comprando tudo pelo APLICATIVO da Air Asia, só voei com a Vietnam Airlines (Laos para Camboja) e pela VietJetAir (Da Nang para Hanoi) esse site é meio chatinho mas deu tudo certinho.

Caso não tenha baixado o app no celular, dá uma olhada nos sites:

http://www.airasia.com/

http://www.jetstar.com/

http://www.bangkokair.com/

https://www.tigerair.com/

http://www.philippineairlines.com/

Depois de comprar os principais trechos aéreos, foi hora de pesquisar sobre os vistos.

 VISTOS

  • Tailândia – não precisa de visto para até 90 dias no país.

  • Camboja  precisa de visto. Eu tirei o meu lá na hora e foi super tranquilo, custa U$25.

  • Laos – precisa de visto. Eu tirei o meu lá na hora e foi super tranquilo, custa U$25.

  • Vietnã  precisa de visto deve ser tirado com antecedência de pelo menos 4 dias. Fiz por esse SITE mas vi que tem alguns outros, paga U$12 pra sair na lista seu nome com o nome de todas as pessoas que fizeram o mesmo procedimento (foda-se é só um papel com seu número de passaporte e seu nome completo) caso você se importe muito, saiba que paga mais caro; por uma folha só com o seu nome custa mais U$20. Sendo que na hora você paga mais U$25. Total: U$37.

*Minha opinião nem dá pra ler direito seu nome, e o visto é estampado no seu passaporte não tem como clonar. Eu imprimi 2 copias de cada folha (eram 5 folhas).

  • Indonésia Tira o visto no aeroporto

  • PS: Trouxe foto tamanho 7×5 (de passaporte) para anexar nos formulários que eles dão para preencher, mas se você não tiver paga U$1, e eles tiram na hora (segundo os blogs que eu li, porque não vi ninguém tirando foto e sim anexando como eu.

 VACINAS

 Febre Amarela acredito que qualquer lugar do mundo você precisa dela.

ROTEIRO

Minha pesquisa foi toda feita em blogs de turismo, muitos e muitos blogs, comprei um caderno e fui anotando tudo o que eu queria conhecer, “day by day” pra não ficar tão perdida em cada país, mas com o coração aberto de que de repente o roteiro mudaria aqui ou ali (pois a vida tem dessas coisas né?! Não adianta planejar tudooooo porque nem sempre sai 100%).

E confesso que muitasss coisas mudaram rs

ACOMODAÇÃO 

Como não fui com o roteiro fechadoo (somente com uma noção), reservei somente o primeiro hostel: o de Chiang Mai e o de Bangkok na Tailandia (onde foi o primeiro país), mas obvio que já tinha deixado anotadinho alguns hostels, mas acabei fechando mesmo fora do Brasil, assim tive a liberdade de ficar mais dias em uma cidade ou menos em outras como novembro não é alta temporada, isso não foi um problema.

Mas normalmente reservo pelo Booking.com , minha amiga Dani me indicou o Agoda então acabo comparando em qual site está mais barato. Baixei o APLICATIVO de ambos no celular.

  CLIMA 

Bom segundo todos os blogs do mundo essa região da Ásia é calor o ano todo, mais existem alguns meses de chuvas que não são recomendados ir, novembro não é lá aquele verão rio 40 graus mas fui amarradona independente do tempo, mais a DICA é sempre bom pesquisar isso antes.

 DINHEIRO

Cada país tem sua moeda local e todos aceitam ou trocam o dólar americano.

 BAGAGEM 

Por vários motivos, como: deslocamentos, comodidade e praticidade de viajar com pouca coisa, resolvi viajar com: 1 mochila de mão (com computador e documentos) + 1 mochilão de 20 quilos 60 litros), vulgo chumbinho* dedicarei um post as roupas.

As principais companhias de low cost do Sudeste Asiático permitem levar uma bagagem de mão normalmente de até 7 kg sem custo. Já as bagagens despachadas saem por quase o preço da passagem.

Algumas regras de bagagem de mão de cada cia aerea : 

AirAsia:    56cm X 36cm X 23cm <= 7kg

JetStar 1:  56cm X 36cm X 23cm <= 7kg (Mala rígida)

JetStar 2: 114cm X 60cm X 11cm <= 7kg (Mochila)

Bangkokair:
ATR72 (tipo da aeronave) – 44 x 28 x 23  centímetros – 5 kg
Airbus 319 – 56 x 36 x 23 centímetros5 kg
Airbus 32056 x 36 x 23 centímetros – 5 kg

TigerAir: 54 centímetros X 38 centímetros X 23 centímetros – 10 kg

*Uma bagagem de 7 kg pode parecer muito pouco, mas não para viajar pelo Sudeste Asiático, pois como normalmente faz muito calor, são necessárias apenas peças de roupas leves. Também é muito fácil encontrar lavanderias, que saem por um custo baixíssimo. Os itens principais da bagagem para o Sudeste Asiático são biquini, protetor solar e repelente, mas para os templos será necessário roupas longas.

 SEGURO VIAGEM E SEGURO SAÚDE 

Acho importante em qualquer viagem, eu não viajo sem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*