Dia 9/12/2018 – Alugamos uma moto (Eu e meus mais novos companheiros de viagem), saímos da província de Siem Reap para conhecer o precioso templo Banteay Srei.

Fica cerca de 30 km de distancia de Siem Reap, mas por mais distante que seja, é um lugar que deve ser incluído no seu roteiro.

Em primeiro lugar, apesar de pequeno, tem entalhes com muitos detalhes, de modo que é considerado um dos mais refinados exemplos da arte do Império Khmer.

Além disso, ele foi todo construído em 960 com uma pedra de tonalidade rosada, bastante diferente dos outros templos que havíamos visitado, porque todo o “design” do templo é extremamente delicado, super feminino, contém uma riqueza de detalhada ornamentação hindu, minuciosos em cada uma das paredes.

Outra particularidade do templo de Banteay Srei é que ele não foi encomendado por um rei, mas por um nobre da corte. Ele foi dedicado inicialmente a Shiva.

Banteay Srei é um nome moderno e, de acordo com o que pesquisei, significa “Cidadela das Mulheres”, li também que muitos historiadores acreditam que foi construído POR mulheres e PARA as mulheres.

Eu também acredito nessa hipótese pois a riqueza de detalhes, atribuídos às mãos delicadas de uma mulher, o tom rosado da pedra usada, várias figuras femininas presentes nas paredes, identificadas como figuras míticas chamadas de devatas.

Mesmo comparados com os murais da parede externa do Angkor Wat, os entalhes de Banteay Srei impressionam pela riqueza de elementos.

Foi o primeiro grande projeto de restauração na região assumido pela École Française d’Extrême-Orient (EFEO).

Quanto custa?

Por mais que o templo seja distante e não fique dentro do Complexo de Templos de Angkor, o bilhete de entrada também é válido para visitar o Banteay Srei.

Como disse acima, ele fica distante, + ou – 30 km de Siem Reap e levamos quase uma hora para chegar até ele.

Por isso planeje bem o seu dia, pois é necessário alugar um tuk-tuk (ou táxi, ou moto) para chegar até lá. Como nós alugamos a moto fizemos alguns templos em Angkor pela manhã (como eu já tinha visto alguns ontem) e depois das 14 horas partimos em direção a Banteay Srei.

De Bantey Srei voltamos para Angkor Wat, para ver o por do sol, diga – se de passagem que eles são bem rigorosos em relação ao ticket, passamos por vários “comandos”de moto onde tínhamos que mostrar os nossos tickets toda hora rs.

Olha quem foi ver o por do sol tambémJá que não consegui uma fotinho no Sunrise a foto do Sunset ficou boa.

Ficamos até anoitecer e os guardas literalmente nos expulsaram, esse é o lado bom de fazer por conta própria, devolvemos a moto já estava bem escuro, o transito ainda mais caótico, fomos para o hostel tomar banho e saímos para jantar.

Lugar onde alugamos a moto.

Hoje fomos no Apasara Centrepole Boutique Hotel e resolvi comer o Kmer Fish Amok é um prato muito popular no Camboja.

É um peixe com leite de coco,cogumelos, ovo “estalado”  dentro, leite de coco, temperado com capim limão, cenoura, pimentão, coentro, pimenta, amendoim (claro), curry “fingerroot” (um primo do gengibre) e muitas outras especiarias que não consegui identificar. Não estava bom mas também não estava ruim.

Este prato é tradicionalmente servido na folha de bananeira, mas o meu veio na cumbuca mesmo haha

GASTOS DO DIA

Moto: U$ 10

Café da manhã: U$ 4

Suco de manga: U$1

Jantar: U$4

Colarzinho no Night Market: U$9

Total: U$ 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*