Mas onde fica a Indonésia

A República da Indonésia é o maior arquipélago do mundo, o país fica localizada entre o sudeste asiático e a Austrália. O país é enorme, formado por cinco ilhas principais:

-Bornéu

-Sulawesi

-Sumatra

-Java

-Bali

Como chegar

Não existem voos diretos do Brasil até a Indonésia, o caminho mais comum é voando via Oriente Médio com companhias como Emirates e Qatar até Jacarta (ilha de Java) ou Denpasar (Bali), que são as principais portas de entrada do país. Outra rota muito comum é voando via Doha ou Dubai até Bangkok, e de lá optar por um voo até a Indonésia.

Visto

Brasileiros viajando a turismo não precisam de visto para entrar na Indonésia, desde que a estadia seja inferior a 30 dias – mas atenção: para ingressar no país é necessário apresentar o passaporte com validade mínima de 6 meses e ter o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

Se você quiser ficar mais de 1 mês é necessário obter Visa On Arival U$35 vai ter um guichê do lado esquerdo (em direção a longa fila da imigração), bom que pagando não pega a enorme fila, paguei e fui diretamente para o guichê sem fila, o oficial fez algumas perguntas como: quanto tempo pretendo ficar, onde vou ficar, o que faço, e etc. Me explicou os procedimentos : que 7 dias antes de expirar o meu visto de um mês (o gratuito) daí eu teria que procurar uma agência filiada ao governo para “tal burocracia”de ficar mais alguns meses.

Vacinas

O país não exige nenhuma vacina para admissão de turistas, mas uma dica já é deixar o Certificado Internacional de vacinação da Anvisa – da febre amarela com clips no seu passaporte (vai que esquece né!

*Não deixe também de levar repelente e remédios para alergias. Vale consultar o seu médico e falar dos planos da sua viagem e levar medicação para alergias e problemas gastrointestinais. Porque por aqui tem mosquito adoidado e o corpo realmente “estranha”os temperos desses lados de cá rs.

Idioma

O indonésio é o idioma oficial da Indonésia, uma língua derivada do malaio e que é falada por toda a população, que normalmente fala pelo menos dois idiomas – o indonésio e um dos outros 700 idiomas e dialetos do grupo étnico de origem. Mais é possível se virar bem com o inglês,

Moeda

A moeda oficial do país é a Rúpia (Rp).

No Brasil não consegue Rúpias para fazer o câmbio, traga dólares, euros o que tiver, que tem bastante casa de cambio.

No país é fácil encontrar caixas automáticos (ATMs) onde é simples fazer saques direto na conta corrente (se a sua conta permitir, não esqueça de avisar o banco) na cotação do dia.

Em geral, cartões de crédito são aceitos facilmente, mas sempre com 3% a 5% de taxa, e nos mercadinhos pequenos e alguns estabelecimentos menores só aceitam pagamentos em dinheiro, ou acima de Rp50.000.

Clima

O clima é quente, o país é cortado pela linha do Equador, o que influi muito na temperatura quente e úmida do país, assim com na temporada das chuvas. A temperatura oscila de 25 graus na temporada “menos quente” até 35 graus no auge do verão.

Mas é um país onde é verão o ano todo, não tem muita limitação para visitas, mas se você quiser fugir das chuvas, opte por visitar a Indonésia entre maio e setembro.

*Eu cheguei aqui no final de dezembro e passei janeiro inteiro, eram só chuvinhas de verão e o calor de 30 graus todos os dias.

Fuso horário

Toda a extensão do país inclui 3 fusos horários diferentes e não pratica o horário de verão.

GMT +7 | abrange Sumatra, Java, e regiões oeste e central de Kalimantan;

GMT +8 | cobre as regiões leste e sul de Kalimantan, Sulawesi, Bali e Nusa Tenggara;

GMT +9 | compreende Maluku e Papua.

Diferenças culturais

A Indonésia é um imenso recorte de culturas e religiões, cada ilha parece um país diferente, em Java a religião predominante é o islamismo, já em Bali é o hinduísmo e também budismo. Existem regiões católicas, outras são protestantes, por causa da colonização européia. Tem ilhas mais isoladas onde a religião nativa é o animismo. Por conta disso, os hábitos variam muito de um lugar para o outro, são VÁRIOS MUNDOS DENTRO DE UM SÓ.

Em todos os posts vou tentar explicar um pouquinho da religião e costumes, pois tive bons guias locais que tiravam minha dúvidas.

Segurança

A Indonésia é um país seguro, quando comparado a outros com a mesma quantidade de pessoas, e os principais crimes no país são pequenos furtos. Em 2016, Jacarta, a cidade mais populosa do país, teve número de roubo e furtos a carros 64 vezes menor do que o estado de São Paulo.

Drogas e Álcool

Por último, mas não menos importante, é permitido a entrada de apenas um litro de bebida alcoólica por pessoa no país, e tráfico e consumo de drogas na Indonésia são ilegais e punidos com pena de morte.

 

As ilhas mais procuradas da Indonésia são:

  • Java – onde fica a capital Jacarta e Yogyakarta

  • Bali – Onde ficam as praias mais procuradas por surfistas, Denpasar e Ubud.

Um pouquinho de cada ilha

Java

Java é uma ilha salpicada de vulcões, onde fica Jacarta, que não é uma cidade interessante, é mais um lugar de passagem. As pessoas vão para Java em busca dos templos históricos de Borobudur e Prambanan, além das trilhas pela selva e dos vulcões.

Bali

Bali certamente é o destino mais procurado, é lá onde ficam as melhores praias e ondas da Indonésia. É onde fica Ubud e todo o tradicionalismo balinês. Bali também é a porta de entrada para as ilhas Gili, um paraíso no meio do Mar de Java e que atrai cada vez mais pessoas para as ilhas de areia branca e mar azul turquesa.

Sumatra

Quem procura fugir das praias lotadas de Bali, vai encontrar praias calmas, lindas e desertas em Sumatra. Mas leve em consideração que a estrutura turística da ilha não é tão boa quanto em Bali. É uma região muito pobre, que teve áreas devastadas com o Tsunami de 2004.

Sumatra tem natureza intocada com densas florestas, cachoeiras e animais selvagens que povoam livremente as florestas.

Sulawesi

Outra ilha de natureza impecável como Sumatra, Sulawesi ficou famosa pelo povoado de Tana Toraja, por conta de suas casas típicas, rituais funerários e hábitos primitivos, algo único e praticamente intocável.

Sulawesi é ainda mais roots que Sumatra, tem estradas ruins e cidades pobres. Mas tudo isso ajudou a preservar ainda mais a natureza e costumes autênticos do lugar.

Bornéu

Bornéu é uma ilha que a Indonésia divide seu território com a Malásia, é coberta de uma selva intocada, praias e ilhas de cair o queixo.

Um erro que muitas pessoas cometem quando estão planejando visitar a Indonésia, é pensar que dá para escolher uma cidade e conhecer todo país facilmente. Errado! A indonésia é enorme e cada uma dessas ilhas – e suas muitas e muitas ilhas menores – tomam tempo e exigem grandes deslocamentos. Cada ilha é praticamente uma viagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*