A região onde está localizada a cidade de Ayutthaya, na Tailândia, foi um importante eixo comercial que disputava importância com o poderoso império Khmer, onde hoje é o Camboja.

Fundada em 1350, Ayutthaya passou a ser capital do antigo reino do Sião, que chegou a ocupar um território que engloba o Camboja, Laos e Mianmar.

A importância de Ayutthaya em uma época onde realmente valia a lei do mais forte, deixaram muitas marcas. A cidade foi crescendo, se desenvolvendo e dizem que no final do século XVIII foi a maior cidade do planeta, cheia de relíquias construídas em homenagem aos Budas.

Tanta importância teve um preço. Em 1767, Ayutthaya foi saqueada e destruída pelo exército da Birmânia, transformando a região no que hoje conhecemos como a Cidade Histórica de Ayutthaya, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991. As marcas da guerra estão por todos os lados, nos templos que viraram cinzas e nas estátuas de buda-sem-cabeça.

Mesmo que toda essa destruição, saques e provavelmente o descuido das autoridades tenham acabado com boa parte da riqueza histórica de Ayutthaya, a cidade é hoje um dos destinos turísticos mais importantes da Tailândia, além de ser um santuário para os praticantes do budismo, uma vez que mais de 400 templos foram construídos na região.

Tour ou por conta própria 

Dezenas de agências oferecem o tour para Ayutthaya partindo de Bangkok, com a vantagem de contar com um guia, transporte ida e volta e visita aos principais pontos de interesse.

Se quiser economizar, gastando cerca de 1 dólar e possível ir de trem (Mais informações aqui), partindo da estação Hualamphong. Se for mais conveniente de ônibus, eles partem do terminal norte de Bangkok.

Conhecendo Ayutthaya

Se escolher ir por conta própria, minha dica é fechar um tour com alguma van, em locais eu vendem passeios mesmo, ja soube de pessoas que fecharam com taxista ou tuk-tuk local. Fique tranquila, pois muitos te abordarão oferecendo o serviço na saída do trem.

Negocie o preço e pergunte se também pode fornecer informações históricas e dicas sobre os principais templos. Se tiver paciência, poderá encontrar um bom guia gastando pouco.

Bate e volta 

O mais comum é chegar cedo em Ayutthaya, entre 9 e 10 da manhã, visitar os principais templos e chegar em Bangkok no fim da tarde. Isso é o suficiente para ter uma visão geral sobre a cidade histórica, mas perderá o magnífico por do sol.

*Minha dica é dormir pelo menos uma noite por lá, o que te dará mais tempo para explorar os templos, quando eu voltar com certeza vou dormir por lá, eu só fiz bate e volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*