Situada entre os rios Mekong e Khan, Luang Prabang é a cidade mais encantadora e relax do Laos.

Não muito tempo antes de Luang Prabang ser um destino charmoso ao norte do Laos, a cidade era a capital de um reino próprio, de mesmo nome fundado em 1707.

Ao longo de sua história, a fraca monarquia foi obrigada a pagar tributos e se subordinar ao reino Birmanês.

Depois de um ataque destrutivo por parte do exército de Black Flag, em 1887, o Reino escolheu aceitar a proteção francesa, integrando-se à Indochina Francesa, no qual continuou como um protetorado francês até pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando passou a fazer parte do novo Reino do Laos.

Hoje em dia, do colonialismo francês e do passado real, sobraram os casarões, transformados em hotéis boutique e ótimos restaurantes, um pequeno palácio e 33 dos 66 templos construídos originalmente. O estilo e a calmaria típica do Laos também se mantiveram (Graças a deus).

O MELHOR DE LUANG PRABANG:

Kuang Si Falls

A mais azul das cachoeiras! São várias quedas d’água e piscinas naturais da cor do céu.

Passear no Centro Antigo, o Old Quarter

O Old Quarter é o coração cultural de Luang Prabang, repleto de antigos casarões franceses e templos ao estilo do Laos.

 

Tira um dia pra fazer à pé descendo a rua Th Sisavangvong, observando as pessoas, construções e detalhes. No caminho, você vai parando em suas principais atrações:

Monte Phou Si

No centro do Old Quarter, fica o monte Phou Si ou Phu Si, uma colina de 100 metros de altura com uma estupa no topo, chamada That Chomsi, que possibilita um visual 360 graus do rio Mekhong e da cidade.

A escadaria tem 355 degraus, em zig-zag, no calor quente e úmido do Laos.

Fiquem chocados que na subida e lá encima as pessoas prendem 2 passarinhos em uma gaiolinha minúscula  eles cobram 30.000 kip e ainda falam se você soltar te trás boa sorte, espero que traga má sorte para essas pessoas que conseguem fazer uma maldade dessas.

Os melhores horários para visita são as primeiras horas da manhã e no fim da tarde para ver o pôr do sol, que é realmente lindo lá de cima. O problema é descer as escadas no escuro, pois não existe iluminação no caminho.

*Luang Prabang é cidade pequena, tem cara de interior, não tem prédios, só casas baixas e sobrados que compõem uma atmosfera calma e pacífica, uma joia perdida. Do alto do Monte Phousi a gente vê o Rio Mekong de um lado – um dos principais rios do Sudeste Asiático – e o do outro lado o Rio Nam Khan, a cidade é cercada pelos dois rios.

Os ingressos custam 20.000 kip (U$ 2,50/R$8).

Rio Nam Kham e a sua Ponte de Bambu

Luang Prabang fica no delta do Rio Mekong, sendo cortada por um de seus braços, o Rio Nan Kham, o que possibilita lindas vistas para suas águas.

Não deixe também de atravessar a ponte de bambu sobre o Rio Nam Khan. É bacana e onde mais você atravessaria uma ponte dessas? Só na Ásia mesmo =)

*Uma curiosidade é que a ponte é reconstruída todos os anos, pois como ela é muito leve, é facilmente carregada pelas águas na temporada das chuvas.

Museu Nacional e seus jardins

 

O Museu Nacional fica do lado do Morning Market e em frente ao Monte Phousi, ele funciona no antigo Palácio Real do Laos, da época em que Luang Prabang era a capital do reinado.

O palácio foi construído entre 1904 e 1909 pelo Rei Sisavang Vong e serviu como residência real até 1975.

O museu preserva impecavelmente todas as salas, móveis e artigos da época em que ele era a residência da monarquia. Destaque para a sala de recepção do rei, sala do trono e os aposentos reais.

Eu fiquei muito impressionada com a riqueza de todos os ambientes e todas as peças, pena que não podia fotografar para poder mostrar aqui, mas certamente é um lugar que merece a visita.

O Museu Nacional de Luang Prabang funciona das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h. A entrada custa 30.000 KIPs (12 reais).

Visitar o Wat Xieng Thong

Lindo, lindo (e olha que eu visitei muitos templos na Tailandia), esse templo tem as paredes incrustadas com mosaicos de azulejos e o telhado feito em três águas, em referência às três joias do budismo (o Iluminado, o Ensinamento e a Comunidade).

Ele foi construído em 1560 pelo rei Setthatirath e foi usado para a coroação dos reis até 1975. É considerado um dos mais bonitos do país.Ingresso: 20.000 Kips por pessoa (R$8/ U$4)

Se voce é a louca dos templos que nem eu …

Só no centro da cidade tem mais 30 templos e olha que a cidade é bem pequena, tem praticamente 3 ruas principais no centro e uma dúzia de cruzamentos.

  • Wat Visounarath, de 1512, simboliza a união do reino e tem uma estupa em forma de melancia

  • Wat Manorom guarda a estátua de Buda mais antiga do Laos, com 12 toneladas

  • Wat Mai Suwannaphumaham (Novo Monastério) construído em 1796

  • Wat That Luang usado por muito tempo como crematório das famílias reais

  • Wat Senesoukharam é o “Templo dos Mil Tesouros” e guarda dois barcos que são usados todos os anos num festival que acontece no rio

  • Wat Souvannakhili guarda os arquivos budistas de Luang Prabang

  • Wat Paphonphao

  • Wat Pak Khan fundado pelos comerciantes do rio Mekong

  • Wat Aham

  • Wat That

  • Wat Sop

  • Wat Sangkhalok e por aí vai…

Night Market

Na rua em frente ao Museu Nacional de Luang Prabang funciona o Night Market, um mercado de rua enorme, cheio de boas ofertas de souvenir, artigos típicos e comida de rua.  Ótimos pães, bolos e doces, uma herança da época em que o Laos foi colônia francesa. Obvio que tomei meus shakes (só pra não perder o costume)

 

Como andar em Luang Prabang

A cidade é pequena, dá para fazer tudo a pé, eu aluguei moto, pode ser uma bicicleta também, a cidade é plana e super fácil de andar, mas é quente e pedalar no sol pode ser um pouco cansativo. Se tiver afim tem os queridos tuk-tuks .


Sugestão de roteiro:

Dia 1: Monte Phousi, Wat Pakouak, Museu Nacional, Night Market

Dia 2: Despertar dos Monges, Morning Market, Pôr do sol no Rio Mekong

Dia 3: Cachoeiras de Kwang Si e Pôr do Sol no Monte Phousi.

Dia 4: As cavernas de Pak Ou e fazer o passeio de barco no rio Mekong ( NÃO TIVE ESSE DIA 4)


Mais posts sobre o Luang Prabang:

  1. Dicas básicas de Luang Prabang

  2. Como chegar em Kuang Si Waterfall

  3. Como ver a Ronda das almas

  4. Onde comer em LP

  5. Onde se hospedar em LP

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*