A Amazônia é uma região encantadora e misteriosa, há muitas curiosidades, fatos e coisas que eu não sabia.

Ela é enorme, e na minha opinião pouco conhecida por nós brasileiros, já a gringaiada vem em penca para conhecê-la.

Durante a minha viagem a Amazônia aprendi muita coisa e quero compartilhar com vocês, para conhecer mais do nosso país e instigá-las a visitá-la .. porque nem caro é =)

 1- A Amazônia engloba mais da metade de todas as florestas tropicais do planeta e cobre uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados — ou seja, o equivalente a duas Argentinas.

2- A Amazônia é gigante e tem muita água

A Amazônia não é formada apenas pelo Amazonas. Ela engloba também Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Acre e Mato Grosso, além de alguns pedaços da Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guianas e Suriname.

Conforme a época que você a visita, poderá ser bem diferente. Há a época da “seca” de junho a setembro, quando chove pouco e os rios estão muito cheios. Essa é uma época legal para fazer os passeios de barco, porém é muito quente. Para quem vive lá, já complica pois fica mais difícil de capturar peixes por exemplo.

3- Os cientistas calculam que ela exista há, pelo menos, 55 milhões de anos.

4- Rio quentinho

Os rios da Amazônia são bem mais quentinhos do que eu imaginava, não são gelados como muitos rios por aí. Quando “nadei” no rio juma (fiquei meio em choque com a cor na real), as águas são muito escuras e dão a impressão que a pele fica vermelha (como nos botos). Você não enxerga a partir do seu joelho, pode ser que cobras, botos e outros animais estejam nadando abaixo de você.

5 – Cerca de 400 bilhões de árvores de 16 mil espécies diferentes crescem na floresta;

6- Há um rio maior que o Amazonas

Há 4 mil metros de profundidade sob as macias do rio Amazonas, Solimões e Ilha de Marajó existe uma gigantesca porção de água em movimento que foi apelidado de RIO HAMZA. Alguns dizem que é um aquífero, porém ele está caminhando lentamente e segue até 150 km no oceano Atlântico, diminuindo a salinidade do mar. Pode ser o maior rio subterrâneo do mundo com 6 mil km de comprimento e a distância entre uma margem e outra do rio hamza é de 400 km. Há mais informações no G1 

7– Há borboletas na Amazônia que bebem as lágrimas das tartarugas da espécie Podocnemis unifilis, (queria ter visto rs).

8- A lenda do boto

O folclore amazônico é cheio de criaturas fantásticas como o boitatá, o curupira, a sereia iara e o boto sedutor. O boto sai da água em forma de humano, seduz as moças, as engravida e retorna para o rio. Essa historinha surgiu para tentar explicar os inúmeros casos de gravidez e abuso sexual infanto juvenil que normalmente vão de 9 a 15 anos. E na realidade não são botos e nem outros jovens, e sim homens sem escrúpulos que pagam pelo turismo sexual infantil e mantém o tráfico de crianças e adolescentes. As crianças são oferecidas nas balsas em troca de algo, seja dinheiro, carne ou gasolina por exemplo.

Há ainda uma máfia gigante por trás disso, gente importante e muitas vezes envolvida com a política e empresas. Muita gente já foi assassinada tentando revelar provas ou por conectar pontos. Há uma matéria bem interessante na Folha .

9 – Um homem chamado Martin Strel, um conhecido nadador de longa distância esloveno, percorreu o rio Amazonas inteiro a nado. Ele levou mais de dois meses para completar o percurso (Não sei se acredito nessa curiosidade haha)

10- Encontro das águas

O rio Amazonas é um dos rios mais extensos do mundo e pertinho de  você vê o fenômeno chamado Encontro das Águas, quando o rio Solimões e o Rio Negro se juntam e formam o Amazonas. Os dois rios correm lado a lado por 12 km sem se misturar, pois possuem densidades, velocidades e temperaturas diferentes. O rio Solimões é marrom e vem dos Andes Peruanos, enquanto o rio Negro é bem escuro e nasce na Colômbia.

*As águas também servem de um meio de encontro de famílias. O principal transporte na Amazônia é o fluvial, então você verá muitos barcos para viagem com redes (de Belém a Manaus demora 5 dias!), lanchas, barcos turísticos, ambulancha, barco escolar… E sim, há vários postos de combustível flutuantes espalhados no rio.

11– Estima-se que 20% do oxigênio do mundo seja produzido pela Floresta Amazônica.

12- Comidas que você nunca viu antes

A comida da Amazônia é simplesmente maravilhosa e muitas coisas são bem diferentes, desde frutas, farinhas e ingredientes.

Eu amei os peixes: tucunaré, pirarucu, tambaqui, de docinho o cupuaçu natural, com chocolates ficou mais delícia ainda.

13 – Nos últimos 40 anos, cerca de 20% da floresta foi desmatada;

14- Exploração de animais

Em toda a Amazônia ocorre a exploração de animais, seja para o tráfico para colecionadores, matéria prima para laboratórios farmacêuticos ou mercado turístico de selfies. Muitos filhotes de papagaio são colocados dentro de canos para serem contrabandeados e vendidos no Brasil ou no exterior por exemplo como animais de estimação.

Muitas agências ilegais levam turistas ao encontro com bichos preguiças, sucuris, jacarés, papagaios, macacos e outros animais em cativeiro. A preguiça é um dos animais que sofre muito com essa exploração, já que em seu habitat natural estaria dormindo 20h por dia e do contrário precisa ficar acordada para mudar de colo a colo e tirar fotos. A National Geographic tem mais informações sobre o comércio ilegal de preguiças no Equador.

A interação com os BOTOS é amplamente divulgada e agora há regras para esta atividade, segundo a Resolução 28 do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam).

O nado com botos é feito no rio mesmo, nada de aquários, e a intenção da atividade é que o turista fique dentro da água observando o animal sendo alimentado. *Eu fiquei muito feliz e em choque também, haha vejam nesse post.

Os botos devem ser alimentados com peixes frescos apenas por um facilitador autorizado pelo Ibama e apenas 5 turistas podem estar na água por até 10 min. Não é permitido tocar nos botos, gritar ou levantar os braços já que você pode machucar o animal e vice versa. Também não pode entrar com protetor solar, relógios ou anéis e tentar ficar a 1 m de distância (o que pode ser meio complicado já que há ondas no rio).

15 – Existe uma teoria de que a Amazônia seria um enorme pomar deixado por uma antiga civilização que floresceu na região há quase 3 mil anos.

16- Contato com tribos indígenas

Em alguns passeios há a oportunidade de conhecer uma tribo indígena, no entanto sempre há o questionamento se essas pessoas realmente desejam essa interação. Quando visitei a tribo Dessana Ticuna em Manaus durante o Day Tour, o pajé falou que a tribo se aproximou de Manaus para viver do turismo e mostrar alguns costumes e tradições ao visitantes.

A vida das tribos na selva não é fácil gente, eles não vivem da “ajuda da Funai”. Ou seja, eles querem essa interação e precisam dela para sobrevivência, já que uma parte do que você paga a agência é repassada a eles para compra de alimentos. Também vale ressaltar que o artesanato é a outra fonte de ganho deles, então se puder comprar alguma coisinha, irá ajudar muito, e se entregue! É uma experiência muito legal ouvir as músicas, dançar junto, pintar o rosto e conversar com eles. É essa troca de conhecimento que faz a sua viagem mais rica.

17- Acredita-se que a Amazônia sirva de lar para 2,5 milhões de espécies de insetos e, desses, mais da metade vive nas copas das árvores.

18- A maior ilha fluviomarítima do mundo e os 600 mil búfalos

Bufalos? Oi?                                                                                                           A ilha de Marajó fica a 3h de barco de Belém do Pará e possui 40 mil km², sendo banhada pelo rio Amazonas, rio pará e Oceano Atlântico. Há resquícios de habitantes entre os anos 400 e 1300 que produziam arte e modelagem em argila com a produção de cerâmica marajoara, cultivo e manejo da mandioca.

Em torno de 600 mil búfalos vivem na ilha, o maior rebanho do Brasil, e 4 espécies diferentes. Diz a lenda que houve um naufrágio e os búfalos nadaram até chegar na ilha, gostaram e começaram a se reproduzir. Os búfalos são animais muito fortes, ótimos nadadores e fazem parte do dia a dia dos locais, sendo usados para tudo na ilha: alguns para transporte, outros na produção de leite e alguns viram alimento e utilizam a carne, ossos e couro.

19– Existe uma teoria de que a Amazônia seria um enorme pomar deixado por uma antiga civilização que floresceu na região há quase 3 mil anos =)

20 – Embora inúmeras expedições à Amazônia tenham tentado descobrir a localização de cidades lendárias cobertas de ouro, os cientistas começaram a duvidar que as duras condições da floresta e seu solo infértil tivessem permitido que civilizações avançadas pudessem ter se desenvolvido por lá no passado =)

21 – Por outro lado, pesquisadores encontraram evidências da existência de terra preta em vastas áreas da Amazônia e acreditam que ela foi distribuída por antigas civilizações para tornar o solo mais fértil — e isso teria permitido o desenvolvimento de cultivos e a construção de cidades =)

22 – A areia do Deserto do Saara é levada pelo vento até a Amazônia — onde é depositada e recarrega os minerais e, assim, ajuda a fertilizar a floresta.

23– O rio Amazonas libera tanta água doce no oceano que, por mais de 160 quilômetros, o mar é menos salino do que o normal.

24– A foz do rio é tão grande que ela é capaz de comportar uma ilha inteira — a de Marajó, que tem o tamanho equivalente ao da Suíça, aproximadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*