Nosso Roteiro

• Corumbau- Fizemos passeio de um dia

• Porto Seguro – 05 a 06/01/2020

O que falar de Porto Seguro

Porto Seguro é o centro nervoso do litoral sul baiano que trocou a serenidade das águas mansas para se embriagar em barracas de axé e na rua que virou passarela alcoólica, tem muitos restaurantes e muitas pessoas haha.

Já saindo desse pressuposto não reservamos dias para PortoSeguro, foi chegar do aeroporto, jantar, dar uma volta e dormimos em um lugar confortável, achamos nossa acomodação no booking por R$170 para 2 pessoas (a da volta nem postei porque foi péssima).

Acordamos cedo pra alugar o carro, tomamos café da manhã e antes de ir para Arraial fomos até o memorial do descobrimento e demos uma passeada pela cidade (coisa de 1 dia mesmo).

Como alugar um carro

O carro antecipado custava uns R$700 mais barato, porém estava pra retirar até as 10 da manha e eu não sabia desse “detalhe importante” cheguei mais tarde achando que estava abafando e haviam cancelado minha reserva, pois a procura era tão grande (2 dias antes do Natal que eles não tinham mais carro), então saímos que nem loucas atrás de outra locação, alugamos na Localiza, os 15 dias com todos os seguros  possíveis e imagináveis por R$ 2.233

1 – Bahia de Carro: de Porto Seguro para Arraial D’Ajuda

Reserve dois dias para Arraial d’Ajuda, fizemos tudo a pé o carro ficou no hostel, tudo muito pertinho, mas se não quiser caminhar, pode ir de carro.Já a praia de Mucugê, a mais próxima do centrinho, e a da Pitinga são points com muitas barracas, mar calmo e piscinas naturais perfeitas para snorkel, passamos o dia todo na praia.Se estiver viajando com crianças, ou amar passeio de criança como EU, vale dar um pulo no Awaventura, um Eco Parque com enormes toboáguas de água, trilhas, arvorismo e tirolesa. (DEIXAMOS PARA A VOLTA E EU AMEI).

A noite, é só ir para a Rua Mucugê, onde tudo acontece. No Beco das Cores, ficam lojas e restaurantes, e tem sempre um show de voz e violão nos fins de semana, mas obvio que dançamos forró em um barzinho fofo.

E não deixe de conhecer o centro histórico. A singela igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda abriga um mirante com vista para o encontro do Rio Buranhém e o mar.

O nosso hostel Adios Amigos era coladinho na igreja, acredito que não há melhor localização e ainda tive um Natal maravilhoso com eles.

Se você estiver de carro como nós indo em direção a Trancoso, inclua no seu roteiro um passeio pelas praias de Taípe, (na minha opinião é a praia dos locais) fica a duas horas de caminhada do centro de Arraial. O percurso é longo, mais o visual compensa. As falésias se juntam com a vegetação intocada, formando um paraíso natural, com poucos bares e barracas.

2 – De Arraial d’Ajuda para Trancoso

Menos de 40 minutos, pela BA-001, separam Arraial de Trancoso, um dos destinos mais “fancy” da Bahia. Trancoso cresceu com hotéis de charme e luxuosos e muitos restaurantes chiques. Mas continua sendo um destino pé-na-areia gostoso. Programe-se para ficar uns dois ou três dias.O centro da vila, mais conhecida com Quadrado, é tão famoso quanto as praias. De dia, as ruas coloridas pelas casas históricas ficam vazias e tranquilas, bom momento para um passeio em família. À noite, o movimento toma conta do centro, com restaurantes, bares, comércio e turistas, agitando a região.Próximo do Quadrado fica a praia dos Coqueiros, com recifes, coqueirais e muitas opções de barracas com pratos típicos.  Outras opções são as praias do Rio da Barra e Rio Verde.Nós demos uma esticada, e fomos para a PRAIA DO ESPELHO, conhecida por formar piscinas naturais e um verdadeiro espelho na maré baixa.

Para chegar até a Praia do Espelho, siga pela BA 987, pegue a BA 283 e vá até a Estrada da Praia do Espelho. Não se esqueça de verificar as tábuas de maré para não perder a viagem. O ideal é acordar cedo e aproveitar as piscinas naturais e as caminhadas pelas areias.

*Se quiser uma atividade diferente, pode optar por Caiaque no Rio Trancoso. Ou então alugar uma bike e sair pelas praias.

Já sobre hotéis em Trancoso, um mais charmoso que o outro, eu amei o nosso escolhido foi a Pousada Le Refuge.

3 – Roteiro Sul da Bahia: de Trancoso para Caraíva

O vilarejo de Caraíva, mais ao sul da Bahia, levamos 1:30 pra chegar. Localizado em uma península, a pequena vila com ruas de areia e casinhas coloridas é o destino perfeito para relaxar e encerrar com chave de ouro o seu roteiro – No meu caso ainda fui pra Cumuruxatiba, mais em uma próxima vez eu ficaria mais dias em Caraíva.GOSTEI TANTO DESSE LUGAR QUE FIZ ESSE POST SOBRE CARAIVA

E NESSE POST TUDO QUE FIZ EM CARAÍVA MESMO QUE EU SÓ TENHA FICADO 2 DIAS

Por lá também não entram carros, e a única maneira de se chegar é de canoa. Para chegar, saia de Trancoso pela BA 987 e pegue a BA 283.  Já no estacionamento do carro você verá o canoeiros.

De dia você pode aproveitar a estadia no vilarejo para conhecer as praias locais, fazer mergulho ou ficar relaxando na pousada. O passeio mais procurado é pelo rio Caraíva, que dá nome ao lugar. O percurso é feito em pequenos barcos de pescadores locais, passando por manguezais e pelo Parque Nacional de Monte Pascoal. O pôr-do-sol visto do rio é um dos mais belos da região, então vale fazer o passeio no final do dia. Também rola um boia-cross delicioso e que vale fazer se você viaja com crianças ou como já disse adoro passeios de crianças rs.Em Caraiva, fiquei hospedada na Pousada Caraíva

4 – Roteiro Sul da Bahia: de Caraíva para Cumuruxatiba

Levamos + ou – 3:30 dirigindo, siga reto vida toda até cair na Br sentido Prado, de repente surgirá uma cidade, cuidado que tem uma bifurcação que dá pra se perder. Chegando na cidade você já sente o clima. Como ficamos muito dias em Cumuruxatiba, cada dia conhecemos uma praia, uma mais linda do que a outra, sempre no final da tarde rolava forró até escurecer, algumas pessoas ficavam por ali mesmo, outras como eu rs voltava para minha acomodação  tomava um banho, lia um livro, dava um cochilinho e depois eu voltava para a rua, pra mais forró, samba até o sol nascer o pessoal é bem animado para dançar.

Eu lembro que comi no restaurante Samburá duzé um empratado delicia, todos os estacionamentos são gratuitos e que mesmo parecendo o “fim do mundo” tem placas sinalizando os hotéis, tudo bonitinho.

Praia ou Barra do Cahy

Japará Grande – Costa das baleias

Tudo é na rua mesmo, não tem baladas fechadas, hotéis mais arrumadinhos ficam localizados bem na avenida da praia e são caros demais, ficamos um pouco afastadas, mas descia de carro ou as vezes a pé mesmo (tem uma ladeira), mas as ruas super tranquilas, não vi perigo algum, tudo bem roots mesmo.

Esse SITE oficial tem todas as praias bem explicadinho.

5 – Roteiro Sul da Bahia: Cumuruxatiba para Corumbau

Fizemos passeio de escuna (ida e volta), R$150 pra cada, em que reservar um dia antes o passeio sai as 9:00 lá da praia.

Vale muito a pena a cidade é uma fofura, deu vontade de dormir pelo menos uma noite por lá.Mais como fomos de escuna tínhamos pouco tempo na praia, se quiser ficar mais vá de carro, foi o tempo de comer (comida mega boa e o melhor geladinho chamado cumbuca que eu já tomei).Andamos até o EXTREMO SUL DA BAHIA, fica no cantinho esquerdo da praia de Corumbau (atração turística mesmo).

6 – Roteiro Sul da Bahia: Cumuruxatiba para Porto Seguro

Daí a volta foi chão dirigindo, dormimos em Porto Seguro em um lugar horrível, horripilante, não tinha mais vaga no nosso primeiro e como era começo de ano estava tudo lotado.

EU AMEI minha viagem com a Isa, foi muito diferente passar o natal e ano novo longe da minha familia amada (ano passado 2018 eu estava no sudeste asiático, mais pelo fato de ter sido uma viagem de 3 meses não senti tantas saudades como essa que estava no Brasil, ficou aquela sensação estamos perto porém distantes rs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *