Chiang Mai, conhecida como “Rosa do Norte”: Essa cidade maravilhosa que fica localizada ao norte do país (700 km de Bangkok) é o melhor exemplo de que não é só de praias paradisíacas que vive a Tailândia.

Chiang Mai na minha opinião é o melhor destino para você ver uma Tailândia autêntica: Culinária, mercados de rua, templos, elefantes, florestas, montanhas, massagem tailandesa, a vibe da cidade é incrível.

O que fazer em Chiang Mai

A Cidade

Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia com 1,6 milhão de habitantes, bem atrás de Bangkok, que abriga oito milhões. Está a uma hora de voo da capital.

A construção data de 1296 e por 472 anos, a cidade murada foi a capital do Lanna, um reino independente que englobava o Norte da Tailândia, além de partes de Mianmar, China e Laos.

Apenas em 1932, se tornou província da Tailândia. A Old City ou Cidade Velha – parte que ficava dentro do muro, hoje abriga lojas, restaurantes, hotéis e parte dos templos. Ruínas de pedra que formavam o muro ainda demarcam a Old City com 1,5 quilômetro quadrado.

ETIQUETINHA

PRIMEIRAMENTE Antes de falar sobre os templos, é válido lembrar que para visitar um templo, assim como qualquer outro lugar religioso, é preciso seguir algumas regras de comportamento e etiqueta. A primeira e mais importante de todas: RESPEITO. Vi muitas pessoas fazendo varias “presepadas” por uma selfie, ou uma boa foto. Respeite o ambiente, as pessoas, os objetos e, também a própria edificação.

Listei alguns lembretes que você deve seguir ao visitar um templo:

*Use roupas que cubram ombros e pernas. Para mulheres, evite roupas apertadas que marquem o corpo. Os homens devem evitar bermuda.

*Tire o calçado ao entrar em um templo.

*Mantenha silêncio.

*Se for conversar com um monge, se posicione um pouco abaixo dele. Geralmente, eles sentam em uma plataforma e você se senta sobre um tapete.

*Não toque em nada dentro de um templo. Muito menos, em imagens de Buda.

*Ao sentar- se no chão dentro de um templo, não se posicione de forma que seus pés apontem para imagens de Buda ou para monges (as pernas são consideradas impuras.

*Não tenha demonstrações de afeto como beijos, abraços, mãos dadas (exceto para crianças e idosos).

*Em alguns templos hinduístas mulheres não podem entrar. Fique atento aos avisos.

1. VISITAR OS TEMPLOS 

Chiang Mai tem mais de 300 templos, isso mesmo é quase a mesma quantidade de templos da capital Bangkok, só que concentrados em uma cidade bem menor.

Você pode não ser religioso(a), não entender absolutamente nada de budismo. Mas tenho certeza que você não vai conseguir ignorar os templos lindos dessa cidade.

Acredito que não cheguei a conclusão de qual foi o meu templo preferido!

Fiz Posts separados só sobre os templos:

Complexo Doi Inthanon

Wat Chedi Luang

Doi Suthep

Alguns dos maravilhosos templos

2. ASSISTIR AO RITUAL DE OFERECIMENTO DAS ALMAS 

O ritual de Oferecimento das Almas acontece diariamente, quando os monges saem dos templos e percorrem ruas próximas em busca de doações de alimentos. É só você colocar o despertador pra tocar de madrugada.

Parece que o melhor local pra participar da cerimônia é próximo ao templo Wat Phratat Doi Suthep. Existem tours. Mas dá pra ir por conta própria, é só ter disposição pra acordar cedo e estar no local às 6 da manhã.

*Eu não fui pois já estava no meu roteiro de Luang Prabang em Laos, mas com certeza é igualmente incrível.

3. CONVERSAR COM OS MONGES  “MONK CHAT”

Em muitos dos templos freqüentados por turistas, existem áreas reservadas para essa conversa. O mais conhecido é o Wat Chedi Luang, mas você pode escolher qualquer um já que a maioria tem um espaço reservado pra isso.

Os monges que falam um pouco de inglês (e estão interessados em se aprimorar na língua) se dispõem a bater um papo informal com os visitantes.

A conversa pode ser sobre budismo, sobre a Tailândia ou sobre o que você quiser. Ao final, não se esqueça de contribuir com uma doação (que deve ser depositada em uma caixinha ali no local).

4. EXPLORAR OS MERCADOS DE RUA 

Night Bazaar

Durante o Sunday Walking Street,ou Sunday Market a rua Th Ratchadamnoen é fechada entre as 16h e 00h e dá lugar a uma feirinha onde é possível achar de TUDO: Souvenir, roupas, tranqueirinhas e claro muita comida. Se não for domingo, substitua essa noite pelo Saturday Walking Street ou pelo Night Bazaar que rola durante a semana; fica ao lado leste da cidade antiga, entre as ruas Tha Pae e Chang Klang.

*Como o meu foco em Chiang Mai foi para o festival das lanternas e os templos, acabei não fazendo alguns passeios, mas vou citar aqui pra vocês incluirem no roteiro de vocês (e para minha proxima vez rs)

5. CUIDAR DE ELEFANTE

Por mais que eu não goste de fazer passeios que envolvam animais como atração, já vi diversos lugares recomendando o Elephant Nature Park. Nele é possível cuidar de um elefante por um dia, mas nada de subir nem passear com ele pelo amor de DEUS hein.

6. FAZER UMA AULA DE CULINÁRIA

Se você gosta de cozinhar e gosta da comida tailandesa, a melhor oportunidade pra aprender a preparar seus pratos favoritos é separar a metade do dia para fazer um curso de culinária. Existem diversas escolas em Chiang Mai. Eu sou uma derrota na cozinha, nem cogitei em fazer.

7. FAZER ESPORTES RADICAIS

Existe uma infinidade de atividades para fazer em Chiang Mai. Esportes radicais estão nessa lista. Rafting, hiking, cachoeiras e tirolesa são apenas algumas da opções. As agências em Chiang Mai oferecem diversos pacotes combinando várias atividades em um só dia.

8. RELAXAR COMO OS “LOCAIS”

Um dos melhores lugares pra relaxar, dar um mergulho no lago e curtir a natureza é em Huay Tung Tao, um lugar ainda pouco conhecido pelos turistas que fica a uns 10km de Chiang Mai. Alugue uma cabana no lago e não se preocupe em levar comida, pois dizem que tem bastante opção por lá. Peguei a foto na internet pra vocês entenderem.

9. ASSISTIR A UMA LUTA DE MUAY THAY

Outro programa que você pode incluir no roteiro de Chiang Mai é assistir a uma luta de Muay Thai, um dos esportes mais populares da Tailândia. Procure saber no seu hostel/hotel ou com alguém local quando será a próxima luta, que costuma rolar com frequência.

Existem alguns estádios em Chiang Mai para assistir a uma luta de Muay Thai. Uma opção bem conhecida e muito frequentada por turistas é o Thapae Boxing Stadium, (fica na Moonmuang Road, na parte histórica de Chiang Mai e bem próximo do Thapae Gate). Lá rola luta praticamente todos os dias, a partir das 21h.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*