Dia 29/11 – Quinta- feira

Resolvi adicionar Laos no meu roteiro porque li que é uma cidade dos esportes de aventura, e vou contar pra vocês, não vejo a hora de voltar, eu simplesmente fiquei ENCANTADA.

VAMOS LÁ: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Cidadãos brasileiros que pretendem visitar o Laos PRECISAM de visto para entrar no país. Não existe representação diplomática do Laos no Brasil, para casos urgentes, a embaixada da Tailândia em Brasília presta serviços para o Laos. – Quando li isso na net já caguei né! Mas fiquem tranquilas: a melhor forma de conseguir o visto para o Laos é na chegada ao país.

Visto para o Laos

O visto para o Laos pode ser emitido nos aeroportos internacionais e em alguns postos de fronteira terrestre e fluvial.   Se você vai chegar ao Laos de avião, antes de desembarcar você receberá dois formulários, um para o pedido de visto e outro em duas partes para a imigração, um para a sua chegada e outro para a sua saída do país.

Os formulários não tem muito segredo para preencher, é bem semelhante a maioria dos formulários de visto e imigração que a gente vê por aí.

Os formulários precisam ser preenchidos com letras de forma e eles exigem duas fotos 5×3, como está escrito no formulário. Se você não tem a foto, eles vão cobrar 1 dólar americano para escanear a foto do seu passaporte.

O passaporte precisa ter validade mínima de 6 meses e precisa ter uma folha inteira disponível para colar o visto.

Ao DESEMBARCAR basta seguir as placas “Visa on Arrival”. No aeroporto de Vientiane, (que foi onde eu entrei), o balcão estava logo na entrada da área de desembarque. Na fila o funcionário pegou o meu passaporte, os formulários, fotos e cartão de embarque.

Depois você precisa esperar em outro balcão para PAGAR e retirar o visto. Para brasileiros, o visto para 30 dias custa 30 dólares americanos, tenha esse valor na mão quando chegar ao Laos – NÃO DÁ para pagar em outra moeda ou cartão de crédito e antes dessa área não tem casa de câmbio no aeroporto.

Imigração no Laos

Após o visto, siga para a imigração, que nada mais é do que um balcão ao lado de onde o visto é emitido. Não me fizeram nenhuma pergunta, só pediram para eu olhar para a câmera para tirar uma foto, carimbaram o passaporte e pronto.

O processo todo demorou uns 15 minutos, mas os caras são lentos, então, não tenha pressa e já vai se desligando da correria e se acostumando com o ritmo mais devagar do Laos.

Transporte do aeroporto para a cidade

Logo no desembarque do aeroporto de Vientiane existe um balcão de madeira com serviço de taxi. Só existe ele e esse é o único meio de transporte que você pode contratar para sair do aeroporto, como eu estava ainda zuada da sinusite eu peguei logo o primeiro que eu vi e não lembro o preço (queria chegar no hotel e dormir), foi mal galera, mas sei que foi barato como uns R$20- 50.000 kips e o trajeto foi longo.

Pra voltar : Da cidade para o aeroporto você pode ir também de tuk-tuk, são baratos, em média 20.000 KIPs (7 reais), mas naquele jeito maluco e delicia – sem conforto e sacudindo no calor e poeira do Laos.

Se você chegar por Luang Prabang -outra porta de entrada para o país, no aeroporto existem alguns balcões que oferecem o mesmo tipo de serviço.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*