Dia 28/11/2018 – Quarta – feira –  Eu e o Rodrigo (um super amigo-irmão que fiz na viagem), resolvemos fazer o bate e volta para Ayutthaya, com excursão de van mesmo.

Ayutthaya é uma pequena cidade tailandesa distante 80 km ao norte de Bangkok. No passado, por volta do século XIV, transformou-se na capital de Sião que foi durante um período o reino mais poderoso do Sudeste Asiático.

Sendo um país com 85% de sua população budista, a Tailândia provavelmente possui mais templos que qualquer outro país do mundo. Além de ser o local frequentemente utilizado como mosteiro pelos monges budistas, os templos são o local onde os praticantes procuram a salvação através da prática religiosa.

O significado do Buda

Como muita gente imagina, Buda não foi apenas um mestre religioso que viveu em alguma época do passado, mas uma categoria de seres iluminados que alcançaram o pleno entendimento da filosofia budista, transmitindo e compartilhando todo o seu conhecimento.

De acordo com as escrituras budistas, pelo menos 24 budas surgiram em alguma época do passado, mas atualmente a grande maioria das da referências é para o mestre Siddhartha Gautama, fundador do budismo no século VI antes de Cristo. Este seria o último Buda, atingindo sua iluminação sentado sob a árvore Bodhi, mundado seu nome para Buda, que significa “desperto”.

Oferendas em ouro

É comum em toda a Tailândia, ver estátuas de Buda com partes folheadas a ouro, ou pelo menos alguma parte delas. Os budistas costumam fazer esse ritual com forma de puja, uma cerimônia de oferecimento, que pode elevar o coração e tornar a mente mais leve fazendo com que as preocupações do dia não pareçam tão atormentadoras. Porém, muitas pessoas fazem isso esperando ficar ricas.

As orelhas alongadas

As longas orelhas em estátuas e imagens do budismo, significam vida longa para aqueles que praticarem a filosofia.

A mais curiosa estátua de Buda

Wat Phra Mahathat, um dos Templos de Ayutthaya, é o local onde está uma das mais curiosas estátuas de Buda em toda a Tailândia. Existem duas hipóteses para para a imagem estar entrelaçada com as raízes das árvores: não existem evidências sobre o aparecimento desta cabeça de Buda, mas acredita-se que no período quando Ayutthaya foi atacada pelos birmaneses, o templo Mahathat foi incendiado, destruído e muitas partes caíram pelo chão.

O templo ficou abandonado por mais de 100 anos e muitas árvores cresceram no local, envolvendo a cabeça com seus galhos e raízes. A segunda hipótese foi a tentativa de roubo, mas devido ao peso da estátua ou por ter sido descoberto, o ladrão teve que deixar a cabeça antes de conseguir atravessar os muros do templo.

As estátuas sem cabeça

Mesmo em lugares onde os templos não foram totalmente destruídos, a grande maioria das estátuas estão sem cabeça. Durante a invasão da Birmânia, as cabeças foram arrancadas, pois acreditavam que dessa forma estariam matando os espíritos dos deuses locais, mas também foi uma maneira de demonstrar seu poder.

Arquitetura

Wat Phra Si Sanphet, o templo mais glorioso de Ayutthaya, foi construído com arquitetura típica do Sri Lanka. Infelizmente, devido às invasões que acabaram com o apogeu da antiga capital tailandesa, o que restou foram as ruínas do Palacio e três templos. É uma regiao muito valorizada pelo seu patrimônio histórico, cultural e por conservar as cinzas de alguns reis.

Outros templos e palácios também receberam influências européias, uma vez que o Rei Rama V, por exemplo, que almejava trazer o desenvolvimento econômico e proteger a independência da Tailândia, visitava frequentemente a Europa, trazendo algumas referências para a arquitetura.

Cinzas dos reis de Ayutthaya

O Wat Phra se Sanphet foi construído no mesmo local do antigo palácio real do Reino do Sião. É um dos lugares mais impressionantes de Ayutthaya, onde os destaques são as três chedis que continham as cinzas de três reis de Ayutthaya: o Rei Borommatrailokanat, o Rei Boroma-Rachathirat III e Rei Ramathibodi II.

O famoso Buda deitado de Ayutthaya

O incrível Buda deitado de Ayutthaya (Wat Lokayasutharam), cuja cabeça repousa sobre uma flor de lótus, é uma das maiores estátuas do país com 37 metros de comprimento, onde o Buda está na posição do Nirvana, aguardando sua morte para atingir a iluminação espiritual.

Os verdadeiros construtores

Os ELEFANTES são animais muito importantes em toda a história do Sudeste Asiático, tudo tem estampa de elefantes rs, dizem que graças a força deles foi possível a construção de templos tão grandiosos! (?)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*